Backplate

 

O objectivo deste sistema é, por um lado, aproximar as garrafas das costas do mergulhador, e por outro, ter um volume o mais reduzido possível, para manter o mergulhador o mais liberto possível.

Os coletes tradicionais, incluindo naturalmente os chamados coletes de mergulho técnico, têm muitas vezes um volume demasiado grande, que se distribui, não só pelas costas, mas também pelos lados dos mergulhadores. Adicionalmente têm bolsos, d-rings em demasia, fechos, e precintas, que não só podem prejudicar a respiração, como causam um maior esforço debaixo de água, devido ao volume extra que causam.

No sistema DIR, a asa está nas costas do mergulhador, entre a garrafa e a placa dorsal, e o arnês tem apenas 4 precintas, deixando livre toda a parte da frente do mergulhador.

Na realidade, as precintas dos ombros, e a da cintura, são feitas pela mesma tira de cinta de nylon, que passa, de uma forma específica, entre as ranhuras existentes no placa dorsal. A precinta de entre-pernas, é feita de uma tira distinta, e leva 2 d-rings adicionais.

 

 

 

As placas dorsais são normalmente feitos em aço inoxidável ou em alumínio.

As de aço são usadas quando é necessário contrabalançar a flutuabilidade positiva de um conjunto de garrafas quase vazias (no caso das garrafas de alumínio), ou de um fato.

 

Mapa | Creditos | Contactos | Informação Legal | Novidades | ©2006-2011 ENTRADA