O Que é DIR ?
A filosofia DIR (do inglês “Doing it Right”), surge em meados dos anos 90 com o objectivo de aumentar a segurança do mergulho, através da utilização de princípios simples e metódicos: confiança e conforto do mergulhador; uma configuração de equipamento simples, modular, uniforme, e que sirva para múltiplos tipos de mergulho; utilização de gases e misturas mais seguras, assumindo desde logo que o ‘ar’ não é o melhor gás para o mergulhador; preparação física e mental do mergulhador e planeamento rigoroso de todos os mergulhos; e acima de tudo uma atitude de trabalho em equipa onde se assume claramente que a melhor estratégia de auto-suficiência é a de ajudar o parceiro de mergulho, pois é este, o parceiro, a nossa derradeira redundância.
No inicio, esta atitude teve incidência sobretudo nos aspectos relacionados com o equipamento e a configuração do equipamento. O William Hogarth Main (de onde o "Hogarthian" advém) iniciou este espírito ao aplicar a sua exigência de qualidade e perfeição a todos os aspectos relacionados com o equipamento. Procurou uma configuração minimalista e "limpa" como forma de aumentar a segurança no mergulho.
Este espirito e atitude foi sendo alargado aos restantes aspectos do mergulho (gases, descompressão etc.), ao ponto de se puder afirmar que é verdadeiramente o único sistema completo e integrado de mergulho existente.
Por detrás deste sistema, está uma tentativa de antever todos os potenciais problemas que possam surgir e desenvolver um conjunto de respostas que permitam, não só resolver, mas também prevenir qualquer problema. Importante também, é que esse conjunto de respostas seja sempre o mesmo, para que todos os mergulhadores se tornem mais eficientes e eficazes. O facto de usarmos quase sempre os mesmos procedimentos, torna-os automáticos, e ficamos melhor preparados para resolver problemas.
Muitas vezes se pensa que o sistema DIR está unicamente vocacionado para o “mergulho técnico”, e só os mergulhadores “a esse nível” a poderão utilizar. Na realidade, apesar de deste sistema ter sido originado em ambientes de mergulho em grutas, e de ter aí a sua maior expressão, actualmente é usado por mergulhadores de todos os níveis, e nos mais diversos tipos de mergulho e ambientes. O sistema DIR representa uma tentativa de desenvolver um sistema que sirva todos os mergulhadores em todos os tipos de mergulho, através da uniformização do equipamento, dos procedimentos, e das respostas em situações de emergência.
O sistema DIR, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, devido ao reconhecimento da qualidade e exigência da formação da GUE (que adopta esta filosofia na sua formação), à aplicabilidade generalizada da configuração e procedimentos (deste aguas abertas, a naufrágios, grutas, mergulho em gelo), ao grau de conforto, confiança e segurança que a aplicação dos princípios DIR conseguem trazer a todos os níveis de mergulho. No fundo é devolver a DIVERSÃO a esta modalidade desportiva chamada ‘mergulho’.