Estado de Alerta

A palavra inglesa “awareness” que aqui traduzimos para Estado de Alerta, significa estarmos constantemente atentos a todos os factores envolvidos no mergulho; nós próprios, equipa, equipamento, ambiente, tempo, profundidade, gás (nosso e dos outros membros da equipa), local, direcção, condições e muitos outros.

Devemos estar suficientemente preparados para puder executar qualquer tarefa (lançar bóia) de tal forma que não necessitemos de estar tão concentrados na tarefa que perdemos (por momentos que seja) a atenção aos restantes elementos (equipa etc.).

Implica uma preparação, disposição e atitude mental onde consiga (sem esforço e sem stress) saber o gás que tanto eu como os meus parceiros terão nas suas garrafas mesmo antes de olhar para o manómetro.

Um estado de alerta total permite-nos estar em controlo do mergulho e puder analisar e tomar decisões. Para tomar certas decisões tenho de saber antemão, por exemplo, a descompressão a que a equipa está obrigada a cumprir em qualquer momento do mergulho.

Como é fácil de imaginar, tudo isto é simplificado (melhor talvez dizer possível !) quando não houver efeitos de narcose. Com este exemplo esperamos ter demonstrado que a filosofia tem de ser vista e analisada no seu todo – não adianta discutir a misturas de gás sem ter em mente a motivação de misturas que minimizem a narcose.

Mapa | Creditos | Contactos | Informação Legal | Novidades | ©2006-2011 ENTRADA