1º Aniversário, Lisboa / Armação, 25-Fev

"Size does matter"

Apesar da promessa duma meteorologia catastrófica avançamos para a comemoração marítima do nosso 1º aniversário. O São Pedro ajudou presenteando-nos com um solzinho adequado e um mar chão.

Começamos no sábado (25/Fev/2006) de manhã com um mergulho recreativo no Portinho da Arrábida. Foi na famosa Pedra da Topsub (45', 14m max, 13ºC) com mar muito favorável, boa visibilidade e navegação fácil. Tudo suave. De tarde começam os treinos para o TECH-1. Primeiro os "land drils", essencialmente o treino do protocolo de linha com visibilidade nula. Depois fomos para o mar (saindo da praia), já ao cair da noite.

Aí, com 1.3m de profundidade máxima, corrente e visibilidade realmente nula, verificamos que as coisas podem ser difíceis. Enquanto alguns de nós iam sendo sujeitos a situações de falta de ar e a equipa ia resolvendo os problemas, acabamos por perder um elemento por dificuldades de comunicação. Em resumo: um percurso de 20m demorou 30' a 40' e teve uma "morte", mesmo sem falhas de equipamento...

No dia seguinte, domingo, logo pela fresquinha, retomamos os "land drils" enquanto esperamos pelo "skipper". Depois é altura dos enchimentos e de regressar ao mar para mais treinos. Desta vez aconteceu-nos de tudo: falhas dos primeiros andares, faltas de ar, linha partida, etc. No final morremos todos, incapazes de localizar o ponto de regresso. De tarde apenas almoço e viagem para o nosso "centro de estágio de Vilamoura" i.e., a fantástica casa com piscina de uma amável participante destas andanças.

Segunda-feira: duas sessões de treino na piscina, intercalados por "land drils". Na piscina treinamos desde os exercícios básicos de flutuabilidade, v-drills, s-drills, troca de garrafas, "valve failures", etc até às situações de "lost line" sem visibilidade. Um total de 90' com as máscaras ao contrário. Em terra mais protocolo de linha: "lost line", "cookies", "arrows", gestão de informação errada ou contraditória, etc. Sempre em equipa, claro!

Finalmente, na terça-feira, saímos de Armação de Pera com a inimitável DiveSpot. A ideia inicial era fazer alguns exercícios e depois terminar com a observação de peixinhos. Nada mais errado. Com boa visibilidade e uma profundidade máxima de 21.6m os "problemas" começam a ocorre: companheiros que desaparecem, faltas de ar, falhas irreparáveis dos reguladores, etc. Aproximando-se o tempo de mergulho planeado decidimos recolher a linha e iniciar a subida. Dois de nós perdem os profundímetros e, com um problema de permeio, perdemos o contacto com o cabo. Redistribuição de tarefas na equipa, lançamento de boia de patamar e ascenção. No final, o conjunto de tarefas obrigou a que uma ascenção de 20m demorasse mais de 20' !!!

Depois disto, claro, tivemos um GRANDE almoço no Zé Leiteiro, para repôr as energias - peixe, apenas peixe e bebidas. No fim todos demos o nosso tempo por muito bem empregue. Os que queriam treinar, treinaram e bem. Os que queriam conhecer-nos, ficaram com uma ideia um pouco melhor sobre o que fazemos. Até ao próximo mergulho. Participantes: Miguel, Ricardo, João, Nuno, Claúdio Magalhães, Pedro, Cláudio Pereira, Rui, Diogo, Catarina e André.

 


















 

Mapa | Creditos | Contactos | Informação Legal | Novidades | ©2006-2011 ENTRADA