Cave-1, França, Ago-2005

Merci Danny !

Chegou finalmente o dia de inicio do nosso curso Cave-1. Passados largos meses e treino e preparação, estavamos anciosos de colocar as nossas técnicas às provas que o instrutor Danny Riordan nos quisesse dar. A região de Lot no sul da França foi o palco para este ( e 6 outros) curso Cave-1, tendo o Danny e Chris viajado do México para estas formações. A organização e logistica do Tom Karch foi empecavel.

 

A Caminho de Carjac

O plano de viagem consistia em "passar" por Vigo para ir buscar o Jorge antes de nos pormos a caminho de Carjac. Dorminos a noite em Vigo, e de manha cedo começamos a carregar o carro. Tinhamos previsto levar um reboque, mas com jeito (ainda não sei como !) conseguimos empacotar 4 bis, garrafas de argon e todo o restante equipamento no carro.






A viagem correu sem incidentes, e depois de 1200 km finalmente chegamos a Carjac ja passava da meia-noite. O Igor ja nos aguardava em Carjac, ele tinha seguido viagem sozinho deste Madrid.

A nossa Casa em Carjac

As instalações que o Tom Karch organizou para os alunos durante esta serie de cursos eram uma simpaticas casas rurais à beira de um pequeno afluente do rio Lot. A cidade de Carjac animou-se durante um dos dias com um desfile de pelas ruas.


















A menos de 1 km da casa, tinhamos logo ali uma gruta : a Gouffre de Lantouy. O jantar era preparado durante o dia pela esposa do Tom e uma amiga, e servia de ponto de reunião das 2 aulas que corriam em simultâneo, a o Chris e do Danny.

Gouffre de Lantouy

De acesso facil, esta gruta serviu para verificarmos o equipamento na vespera do inicio do curso. Foi tambem aqui que iniciamos o primeiro dia de mergulhos, com uma longa sessão de OW e os primeiros exercisios de caverna.










A agua é fria, 12ºC. Quando regressamos a Lantouy no quarto dia, depois de uma noite de chuva, a agradavel e simpatica gruta transformou-se numa autentica maquina de levar roupa. O efeito da corrente a sair da nascente formava um remoinho. Passamo grande parte da sessão em OW a circular com a corrente.

Ressel

Foi em Ressel que realizamos a maioria dos nosso mergulhos de formação. É sem duvida uma gruta muito bonita. Para além do mais, haverá sempre de guardar as memórias dos exercisios de "Lost Diver" e "Lost Line".








 

St George

Foi em St. George que as coissa correram menos bem, e não concluimos o plano de mergulhos desse dia, o que acabou por provocar que não tenhamos conseguido acabar o Cave-1 nesta viagem.









 

Estação de Enchimentos

A estação de enchimentos de "André Gramat" é famosa pela sua colecção de autocolantes que cada grupo de visitantes insiste em coloar no vidro do escritorio.






Ainda tivemos a sorte de encontrar o Andy na gruta de Landenouse. Na ultima noite fomos jantar fora para celebrar o bom tempo passado e para evitar de ter de lavar a loiça antes da dormida :)

 








 

Mapa | Creditos | Contactos | Informação Legal | Novidades | ©2006-2011 ENTRADA